26 de jul. de 2008

Livro: Quando o milagre não acontece

Um dos meus objetivos pra esse ano era ler um livro por mês. Mas não tenho conseguido. Fico presa aos livros difíceis que exigem muito tempo e concentração e acabo não lendo nada.

Então hoje, mexendo na minha estante, achei o livro da foto: Quando o milagre não acontece da Pra. Laudelina Lima. Meu amigo Gabriel (saudade...) me emprestou esse livro, mas acabou que ele voltou pro Brasil, e eu nem li e nem devolvi (coisa feia!).

Quando vi o livro decidi lê-lo duma vez! Leitura é para a mente o que atividade física é para o corpo. E quando se trata de livros cristãos, com um testemunho de vida como esse, além de exercitar a mente, o livro fortalece a fé.

E li.

"É fácil ter fé em Deus, mas Deus pode ter fé em nós? Pode acreditar que continuaremos adorando-O ainda que Ele responda com um Não?"

"Ter fé é crer no Deus que é, não apenas no Deus que faz."

Eu só espero não ter que passar por tudo que a Pra. Laudelina e sua família passaram pra entender a profundidade dessas palavras. No livro, somos introduzidos à uma menina cativante chamada Renata, que foi diagnosticada com câncer no cérebro aos 7 anos.

Por que Deus permitiria uma doença incurável dentro de um lar que o servia tão piamente? Por que o milagre não aconteceu?

Não há como entender os por quês de Deus. Eu seria muito tola de acreditar num Deus que eu fosse capaz de entender completamente. E não é o que eu não entendo de Deus que me faz crer Nele, mas o que eu entendo: Que Ele nos amou de tal maneira, que deu seu filho único pra que todo que Nele crê não morra, mas receba o presente da vida eterna. (paráfrase de João 3:16)

Renata era filha do Pr. Luiz e Laudelina Lima, um casal comprometio com o Reino, servindo as pessoas e pregando a Palavra, e irmã de Rafaeli. Depois de 4 anos lutando contra o câncer, passando pela cruel radioterapia e enfrentando os sentimentos de impotência diante de tamanho problema, o milagre não aconteceu. Renata foi tomada pelo Pai aos 11 anos.

É lindo ler o modo como essa família enfrentou tanta dor: com fé, com alegria, unidos, amando-se, aproveitando cada dia da melhor forma, sonhando com vitórias, vivendo um dia de cada vez. O livro tem fotos, bilhetes, cartinhas, poemas trocados entre Renata e sua família. Um livro que ensina atitudes práticas de fé, perseverança, alegria, determinação e amor não importando quais as circunstâncias.

Eu era muito doentinha quando criança. Tive crises de bronquite asmática muito fortes. Minha mãe passou muita angústia comigo nas mãos dos médicos. E depois que cresci, minha mãe teve câncer no intestino, fez quimioterapia e usou a bolsa de colostomia. Daí foi nossa vez de orar, de clamar à Deus pela saúde da nossa mãezinha. Tudo isso é sempre difícil. Muitos por ques, ficamos sempre emocionalmente abalados.

Mas o exemplo dessa família não só me ensinou a saber enfrentar as dificuldades melhor, com mais fé e certeza de que Deus está no controle, mas também a ser grata por cada dia de vida, amando as pessoas ao meu redor, valorizando cada momento, tirando o melhor proveito de cada respiro nessa terra, na certeza de que estou aqui de passagem, pra fazer a vontade do Pai.

"Nossa esperança em Cristo, não pode limitar-se a esta vida!" (I Corintios 15: 19a)

Nada pode nos separar do amor de Deus, reencontraremos todos nossos entes queridos que morreram em Cristo lá no céu. Aleluia!

_______________________________

Atualizando - 10 de Outubro, 2008:

Nesse último Sábado, tive o privilégio de conhecer a Pra. Laudelina no jantar missionário da Igreja Nazareno em New Rochelle, NY. Ela muito querida, me deu um abraço gostoso e disse que ficou honrada ao saber que escrevi sobre o livro aqui. São coisas pequenas que fazemos que às vezes tem grande valor.

No jantar
ela nos contou seu testemunho, a história do livro, e mostrou um pouco do que Deus tem feito usando realmente cada lágrima de sua filha Renata para salvar muitas vidas.

Projeto Renata: Todo dinheiro arrecadado com a venda do livro "Quando um milagre não acontece" está sendo usado para comprar e distribuir Bíblias para povos que têm dificuldade em adquirí-las e em prisões.
Nessa Terça-feira pude dar uma pequena contribuição ajudando a etiquetar e encaixotar Bíblias que serão enviadas mundo à fora. Bíblias que vão impactar vidas, mudar histórias, instruir, ensinar, corrigir e levar pro céu. Que sublime missão!

Mas não para por aí. O trabalho se extende à hospitais de câncer, onde a Pra. Laudelina dá palestras e aconselha pacientes com câncer e suas famílias, e é claro compartilha o plano de salvação. Muitas vidas têm sido restauradas pelo amor de Deus demonstrado através da vida e ministério da Pra. Laudelina, sua família e equipe.

Ore por esse ministério, adquira o livro ou junte-se à essa equipe.

Deus abençoe!!

8 comentários:

  1. Ola querida,sabe nao a conheco,mas estava navegando na net,e coloquei o titulo do livro no google para ter acesso ao site do projeto renata que esta em andamento.Foi ai que abriu uma pagina de acesso ao seu blog,e lendo o que escreveu fiquei muito regozijada com o Senhor,pois são testemunhos assim que nos fazem ver que tudo realmente cooperou para o bem,e que essa história não foi em vão e tem edificado a vida de outros.
    Fiquei feliz por essa "Jesuscidência" de encontrar esse blog,e então resolvi aproveitar para escrever uma mensagem à você.
    Que o Senhor Jesus continue abençoando sua vida e edificando seu coração.
    Em Cristo,
    Rafaeli Lima.(irmã da Renata do livro)

    ResponderExcluir
  2. Oie Rafaeli,

    Que honra ter recebido sua visita aqui no blog. Gostei dessa palavra nova "Jesuscidência"...rs e foi mesmo!

    Com certeza tudo que você e sua família passaram serviram pra me ensinar lições preciosas que vou sempre carregar no coração e compartilhar com outros, como já tenho feito.

    Não é fácil passar por momentos difíceis e abrir mão dos nossos mais profundos sonhos e vontades pra que o nome de Deus seja glorificado. Mas Ele nos honra!

    "Mas esforçai-vos, e não desfaleçam as vossas mãos; porque a vossa obra tem uma recompensa." (2 Cr. 15:7)

    Esse é só o começo, creio que muitos testemunhos como o meu ainda vão afirmar os propósitos de Deus com tudo o que aconteceu.

    Sou grata à Deus pela vida e testemunho de todos vocês da família Lima. BRILHEM, BRILHEM!!!

    Fica na paz!

    ABRAÇO GRANDE!

    ResponderExcluir
  3. ola meu nome e paula perdie minha filha recentementedepois de muitas oracòes gostaria de informacoes para adiquiri este livro por favor me ajude a le este livro grata

    ResponderExcluir
  4. Oi Paula,

    Sinto muito pela sua filha. Esse livro com certeza irá te ajudar a entender os propósitos de Deus com essa dor pois todas as coisas ocorrem para o bem daqueles que amam à Deus.

    Para adquirir o livro entre em contato com a autora:

    Pra. Laudelina Lima
    Tel: (21) 9699-2414 / 8601-1965
    E-mail:projetorenata@hotmail.com

    Deus abençoe você!
    Fica na paz!

    ResponderExcluir
  5. amei o livro...ainda estou lendo..praticamente o engoli, já q li até o capítulo 9 em um dia apenas...
    é linda a maneira como a família é unida e reflete o amor de Deus..Deus abençoe essa família sempree!

    Patrícia Campos

    ResponderExcluir
  6. ROSANGELA GUIMARAES FLORIANOPOLISsetembro 24, 2010

    JÁ LI ESTE LIVRO 2 ANOS ATRAS,E MARAVILHOSO EDIFICA NOSSA ALMA,NOS FAZ ENTENDER QUAIS SÃO O PROPOSITO DE DEUS, EM NOSSAS VIDAS,NÓS MÃES QUE PASSAMOS POR ESTA DOR DA PERDA DE UM ENTE QUERIDO,SÓ COM MUITA SABEDORIA E DESCANSAR EM CRISTO QUE PODEMOS ENTENDER, DEUS ABENÇOE A TODOS QUE ESTÃO PASSANDO POR ALGUMA DOR.

    ResponderExcluir
  7. Ainda não li esse livro, mais logo quero adquirir o meu. eu tomei conhecimento deste livro vindo do meu trabalho aqui em nova iguaçu rj, numa faixa pendurada num poste, em frente a igreja 'eu sou de jesus", achei o tema muito forte. tenho certeza que ao ler serei tocado e transformado.

    ResponderExcluir
  8. Ainda não li esse livro, mais logo quero adquirir o meu. eu tomei conhecimento deste livro vindo do meu trabalho aqui em nova iguaçu rj, numa faixa pendurada num poste, em frente a igreja 'eu sou de jesus", achei o tema muito forte. tenho certeza que ao ler serei tocado e transformado.

    ResponderExcluir