12 de fev. de 2005

Valentine's Day - Verdadeiro AMIGO

Dia 14/02 é Valentine's Day. E hoje na igreja (agora estou frequentando a Primeira Igreja Brasileira Batista em NYC) o culto de jovens teve uma programação especial focalizada nessa data comemorativa. O interessante foi que a preletora, nossa Pastora Deiva, enfatizou não o amor entre namorados, mas sim o amor entre amigos.

Pra começar ela nos questionou: O que caracteriza um verdadeiro amigo? É mais dificil ser amigo or ter amigos? O que destrói uma amizade?

Baseando-se em I Samuel 18 em diante, que nos relata a amizade verdadeira entre Davi e Jônatas, ela nos ensinou as seis características de um verdadeiro amigo.

Logo após ter matado o gigante Golias, Davi conversou com o rei Saul e conheceu seu filho Jônatas. Foi amizade à primeira vista! Daquele dia em diante Davi foi morar com o rei Saul e Jônatas fez um acordo de amizade com Davi, pois eles se tornaram melhores amigos.

Saul colocou Davi num posto elevado no exército. E Davi fez por merecer, era um guerreiro com muita garra. Quando ele voltava da guerra a multidão cantava: "Saul matou milhares, e Davi, dezenas de milhares." Isso despertou a inveja de Saul.

Davi tinha costume de tocar harpa para Saul. Que contraste entre guerreiro e músico!! Porém, certo dia um espírito maligno apoderou-se de Saul e ele atirou sua lança em direção à Davi, com a intenção de matá-lo. Mas Davi desviou-se.

A cada dia o desejo de Saul de matar Davi crescia. Todos os conselheiros do rei e inclusive seu filho Jônatas sabiam das suas más intenções. Jônatas sempre avisava Davi dos planos de seu pai para matá-lo. E além disso, ele falou bem de Davi à Saul tentando convencê-lo a não fazer nenhum mal à seu inocente amigo.

Depois de Saul ter tentado atirar a lança em Davi pela segunda vez, Davi decidiu fugir do castelo, pois sua vida corria perigo. Mais tarde, Davi se encontra com Jônatas e pede que ele lhe diga a verdade: "O que eu fiz? Qual é o meu crime? Qual foi o pecado que cometi contra seu pai para que ele queira tirar a minha vida?" Davi confiava em Jônatas e sabia que se houvesse algo de errado que ele tivesse feito mesmo sem perceber, Jônatas lhe diria. Porém, Davi nada tinha feito.

Jônatas seria o sucessor de seu pai, o rei Saul. Ele poderia simplesmente não ter ajudado Davi, afinal Davi estava tomando o lugar dele no trono. No entanto, ele sabia que Deus tinha um propósito na vida de Davi. E Davi seria morto injustamente, pois nenhum crime havia cometido. Por isso Jônatas estava determinado a proteger Davi: "Se eu tiver a menor suspeita de que meu pai está decidido a matá-lo, certamente o avisarei!"

Naquele dia Davi e Jônatas fizeram um plano para evitar que Saul matasse Davi. E também fizeram um pacto de lealdade, não só de um para com o outro, mas também de família pra família: no caso de um morrer o outro cuidaria de sua família. O plano funciona e Davi foge salvo das garras de Saul. Porém os dois amigos sabiam que não se veriam mais. A despedida é dolorasa pra ambos.

Alguns anos se passam. Davi torna-se rei. Ele ouve que em uma guerra Jônatas e toda a sua família tinha sido morta. Davi tenta procurar por algum familiar sobrevivente de Jônatas, e encontra um de seus filhos, alejado, e o leva para o palácio e cuida dele como havia prometido a Jônatas.

Portanto as seis características de um verdadeiro amigo são:

*Acordo de amizade: A reciprocidade é essencial para uma amizade verdadeira. Onde ambos sao doadores e receptores. É dificil cultivar uma amizade quando só um se esforça. (ISamuel 18:3)

*Fala bem por trás: A maior prova de que alguém é seu amigo é quando você descobre que ele falou bem de você quando você não estava presente. (ISamuel 19:4)

*Fala a verdade: Amigo de verdade não acaricia sua cabeça quando você faz algo de errado, pelo contrário, ele explica: "Gosto muito de você, mas o que você disse me feriu." ou "Essa sua mania não é legal, você sempre acaba magoando as pessoas, vou te ajudar a consertá-la, o que você acha?" (ISamuel 20:1)

*Defende o amigo: Um verdadeiro amigo vai estar sempre te dando cobertura, te protegendo, te ajudando. Se alguém fala mal de você o verdadeiro amigo diria: "Ele pode até ser assim algumas vezes, mas ele tem muitas qualidades que eu aprecio, naum aceito que falem mal dele." (ISamuel 20:9)

*Se alegra com o sucesso do amigo: Um verdadeiro amigo sabe elogiar com sinceridade. A amizade baseada em disputa e competição não é verdadeira. Amigo verdadeiro aplaude seu sucesso. (ISamuel 18:4)

*Cumpre sua parte no acordo: A fidelidade e lealdade à amizade mesmo depois de muitos anos, depois de morto ou de muita distância, permanece. (2Samuel 9:1)

E Aí? VOCÊ É UM AMIGO VERDADEIRO? VOCÊ TEM UM AMIGO VERDADEIRO?
Aprendi que se você quer amigos verdadeiros comece sendo um.
E lembre-se que Jesus é o melhor amigo que podemos ter, que nunca vai nos decepcionar e sempre, sempre fará a parte dele no acordo. A questao é: E você tem sido o melhor amigo de Jesus?

Nenhum comentário:

Postar um comentário