30 de dez. de 2005

Waitressing



Esse eh o Diner que eu trabalho. O Williston Town House Diner. Fazem quase quatro meses q estou trabalhando la. Entrei por indicacao da minha amiga Helo, que ja trabalhou la.

No comeco achei q naum conseguiria ser waitress. Naum eh tao simples qto parece. Tem todo um processo: Primeiro o cliente eh sentado na mesa. As mesas sao divididas em 3 stations. First station includes booths 0, 0A, 1, 1A, 2, 2A, 3 and the counter. Second station, booths 4 and 5, tables 4A, 4B, 5A and 5B. Third station, booths 6, 7 and 8, tables 7A and 7B. Cada waitress tem sua station q varia todo dia. Depois de sentado e com um menu, o cliente recebe agua do busboy. Finalmente a waitress entra no cenario com chickpea, beet or potato salad own the house. E ja aproveita pra dizer: "Hi how are you today? May I get you anything to drink first?" Com um sorriso no rosto. Geralmente o cliente ja pede o drink. Americano toma cafe o dia inteiro, com breakfast, com lunch and dinner. Mas tb tomam sodas and juices.

Depois de servir os drinks, cuidando pra naum derramar no caminho, rs, eh hora de escrever o pedido: "Are you ready to order?" Pergunto. Essa foi a parte q mais me dava frio na barriga qdo eu estava aprendendo. Pq dependendo do q o cliente pedir tenho q fazer certas perguntas pra q ele realmente receba o q pediu. E leva tempo pra aprender o q e qdo perguntar o q. Se ele pede eggs tenho q perguntar: "How do you like your eggs? Scrambled, over easy, medium or well, sunny side up, poached or hard boiled?" Se o cliente pede toast pergunto: "What kind, whole wheat, rye or white? Do you want it buttered?" Se ele pede potatoes pergunto: "Mashed, home fries or french fries?" Se pede Hamburger pergunto: "How do you like it cooked, rare, medium rare, medium, medium well or well done?" E tem muitas outras perguntas pra cada tipo de comida. Fui aprendendo levando o menu pra casa, cometendo erros e voltando na mesa pra fazer as perguntas q naum tinha perguntado...rs Hj eh pa-pum. Pediu. Pergunto.

Pedido pronto eh hora de escrever a ordem pra cozinha. Isso envolve muito codigo e abreviacao. Q tb penei pra aprender. Foi dificil entender q nem sempre escrever o prato do jeito q esta escrito no menu faz sentido pro cozinheiro. E na hora da pressa qto mais curta a ordem melhor, mas sem esquecer os detalhes exigidos pelo cliente. Pequenos erros na ordem podem mudar uma refeicao inteira e o que era pra ser um sanduiche pode sair um egg. Fato ocorrido! rsrs

Depois de escrever a ordem pra cozinha o proximo passo eh servir os acompanhamentos, Pancakes vem com syrup and butter, toast vem com jelly, hamburgers and wraps vem com cole slaw and pickle, saladas vem com dressings, platters e dinner meals vem com bread basket e algumas refeicoes vem com sopa ou salada. Ah e naum posso esquecer da steak knife q acompanha qq refeicao com carne. Se a comida ainda naum saiu. Posso aproveitar o tempo pra colocar os precos na conta. Ja memorizei os precos dos drinks, de alguns hamburgers, wraps e salads, mas o restante tenho q checar no menu.

A essa altura a comida ja saiu e se eu naum percebo os chefs Ale ou o Domis(foto) diz: "Pick it up Giselle." Agora a chave eh equilibrio, auto-controle e um pouco de forca eu diria...rs afinal tem uns pratos pesados viu! E quentes tb! Eu so consigo carregar tres pratos na mao esquerda e um na direita. Mas daria pra carregar mais um em cada mao. Ainda estou tentando essa facanha. Uma vez servido falo pro cliente:"Enjoy."

Depois disso eh so make sure q o cliente naum precisa de mais nada. E qdo ele estiver quase terminando de comer pergunto: "Can I get you anything else?" E se naum dou a conta, sem esquecer de adicionar o tax. E "Have a great day!"

Agora imagina fazer isso com 3 ou 4 mesas ao mesmo tempo. Com a patroa (a loira na foto) observando cada movimento em falso. Com cliente querendo mais guardanapo, mais cafe, mais agua...Eh um corre pra la e pra ca, um vai e volta...Mas to feliz q consegui aprender. Ser waitress me ajudou a estar mais atenta, ser mais pratica e rapida, atitudes q naum sao da minha natureza. Sou muito distraida e avoada. Mas tive q melhorar na marra! rs

Nenhum comentário:

Postar um comentário