21 de jan. de 2009

Obedecer é melhor que sacrificar...

...Sim, mas e quando a obediência envolve um sacrifício?

Aí é preciso muita fé pra obedecer.
Eu também lembrei de Abraão agora. Imagino ele subindo o monte Moriá para sacrificar seu próprio filho em obediência à Deus. Que situação! Não é por menos que Abraão é chamado de Pai da fé, pois haja fé para obedecer dizendo "Deus proverá!".

E não posso deixar de mencionar o próprio Jesus que mesmo inocente aceitou calado a morte de cruz. Quem poderia nos amar tanto a ponto de entregar a sua vida por nós? Não existe amor maior que esse. A obediência sacrificial de Jesus é que nos purifica de todo pecado e nos garante vida eterna com Deus, se crermos. Jesus obedeceu dizendo "Seja feita a Tua vontade."

Ai Pai...me ensina...

"Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor, teu Deus, te dá." Êxodo 20:12

Honrar o pai e a mãe é mandamento do Senhor. E às vezes obedecer esse mandamento exige sacrifício. Quando penso em honra penso nas medalhas de ouro que se ganham nas competições olímpicas, penso nos prêmios Nobel que honram as pessoas de grande destaque na sociedade mundial. Honrar é valorizar. No caso dos pais é dar o devido valor a posição deles como pais, obedecendo-os com alegria. Não basta obedecer, é preciso obedecer com alegria.

Provérbios 10:1
"O filho sábio alegra a seu pai, mas o filho insensato é a tristeza de sua mãe."

Obedecer é ir e vir quando eles pedem, fazer as tarefas dadas, não fazer o que eles proíbem e tudo isso com alegria, partindo de um princípio de amor. Se você se nega a fazer algo e os desobedece, se arrependa e obedeça. Submeta-se à sua disciplina, instrução e correção, não apenas aos pais bons e gentis, mas aos megeros também. Abrir mão, ceder aos conselhos de seus pais, à sua direção e consentimento, sem ignorar ou fazer pouco caso deles, mas buscando em tudo sua aprovação. Se esforce em tudo para ser o conforto de seus pais, e fazer com que a velhice seja mais fácil para eles, seja mantenedor deles se houver necessidade...Para que se prolonguem nossos dias na terra - essa promessa, que é geralmente cumprida no sentido literal, é explicada em Ef. 6:3: "Para que te vá bem, e vivas muito tempo sobre a terra." - Aqueles que com a consciência em Deus fazem isso e outros mandamentos de Deus, podem ter certeza que tudo lhes irá bem, e eles viverão na terra tanto quanto a infinita sabedoria de Deus achar por bem pra eles, e o que eles vêem como uma vida curta na terra, será abundandemente recompensado numa vida eterna, a Canaã celestial que Deus lhes dará.

Pensando nisso tudo conclui que esse pequeno mandamento é resposta de Deus pra que eu como filha obedeça com alegria e ao mesmo tempo para que meus pais sabendo que estou obedecendo descansem na promessa de Deus de que tudo irá bem comigo e viverei nessa terra por tempo prolongado de acordo com o que Deus achar melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário