31 de dez. de 2005

Passeando em Manhattam com o JAMP


Adeus 2005!

Mais um ano q esta acabando...Foi um ano bem diferente, cheio de surpresas! Sempre planejo muito as coisas, e esse ano nada q eu planejava aconteceu! Era pra estar trabalhando de Au Pair ainda, talvez com um trabalho parelelo pra fazer $$ pra comecar a facul ano q vem.

30 de dez. de 2005

Waitressing



Esse eh o Diner que eu trabalho. O Williston Town House Diner. Fazem quase quatro meses q estou trabalhando la. Entrei por indicacao da minha amiga Helo, que ja trabalhou la.

No comeco achei q naum conseguiria ser waitress. Naum eh tao simples qto parece. Tem todo um processo: Primeiro o cliente eh sentado na mesa. As mesas sao divididas em 3 stations. First station includes booths 0, 0A, 1, 1A, 2, 2A, 3 and the counter. Second station, booths 4 and 5, tables 4A, 4B, 5A and 5B. Third station, booths 6, 7 and 8, tables 7A and 7B. Cada waitress tem sua station q varia todo dia. Depois de sentado e com um menu, o cliente recebe agua do busboy. Finalmente a waitress entra no cenario com chickpea, beet or potato salad own the house. E ja aproveita pra dizer: "Hi how are you today? May I get you anything to drink first?" Com um sorriso no rosto. Geralmente o cliente ja pede o drink. Americano toma cafe o dia inteiro, com breakfast, com lunch and dinner. Mas tb tomam sodas and juices.

Depois de servir os drinks, cuidando pra naum derramar no caminho, rs, eh hora de escrever o pedido: "Are you ready to order?" Pergunto. Essa foi a parte q mais me dava frio na barriga qdo eu estava aprendendo. Pq dependendo do q o cliente pedir tenho q fazer certas perguntas pra q ele realmente receba o q pediu. E leva tempo pra aprender o q e qdo perguntar o q. Se ele pede eggs tenho q perguntar: "How do you like your eggs? Scrambled, over easy, medium or well, sunny side up, poached or hard boiled?" Se o cliente pede toast pergunto: "What kind, whole wheat, rye or white? Do you want it buttered?" Se ele pede potatoes pergunto: "Mashed, home fries or french fries?" Se pede Hamburger pergunto: "How do you like it cooked, rare, medium rare, medium, medium well or well done?" E tem muitas outras perguntas pra cada tipo de comida. Fui aprendendo levando o menu pra casa, cometendo erros e voltando na mesa pra fazer as perguntas q naum tinha perguntado...rs Hj eh pa-pum. Pediu. Pergunto.

Pedido pronto eh hora de escrever a ordem pra cozinha. Isso envolve muito codigo e abreviacao. Q tb penei pra aprender. Foi dificil entender q nem sempre escrever o prato do jeito q esta escrito no menu faz sentido pro cozinheiro. E na hora da pressa qto mais curta a ordem melhor, mas sem esquecer os detalhes exigidos pelo cliente. Pequenos erros na ordem podem mudar uma refeicao inteira e o que era pra ser um sanduiche pode sair um egg. Fato ocorrido! rsrs

Depois de escrever a ordem pra cozinha o proximo passo eh servir os acompanhamentos, Pancakes vem com syrup and butter, toast vem com jelly, hamburgers and wraps vem com cole slaw and pickle, saladas vem com dressings, platters e dinner meals vem com bread basket e algumas refeicoes vem com sopa ou salada. Ah e naum posso esquecer da steak knife q acompanha qq refeicao com carne. Se a comida ainda naum saiu. Posso aproveitar o tempo pra colocar os precos na conta. Ja memorizei os precos dos drinks, de alguns hamburgers, wraps e salads, mas o restante tenho q checar no menu.

A essa altura a comida ja saiu e se eu naum percebo os chefs Ale ou o Domis(foto) diz: "Pick it up Giselle." Agora a chave eh equilibrio, auto-controle e um pouco de forca eu diria...rs afinal tem uns pratos pesados viu! E quentes tb! Eu so consigo carregar tres pratos na mao esquerda e um na direita. Mas daria pra carregar mais um em cada mao. Ainda estou tentando essa facanha. Uma vez servido falo pro cliente:"Enjoy."

Depois disso eh so make sure q o cliente naum precisa de mais nada. E qdo ele estiver quase terminando de comer pergunto: "Can I get you anything else?" E se naum dou a conta, sem esquecer de adicionar o tax. E "Have a great day!"

Agora imagina fazer isso com 3 ou 4 mesas ao mesmo tempo. Com a patroa (a loira na foto) observando cada movimento em falso. Com cliente querendo mais guardanapo, mais cafe, mais agua...Eh um corre pra la e pra ca, um vai e volta...Mas to feliz q consegui aprender. Ser waitress me ajudou a estar mais atenta, ser mais pratica e rapida, atitudes q naum sao da minha natureza. Sou muito distraida e avoada. Mas tive q melhorar na marra! rs

10 de dez. de 2005

WOW! Que testemunho! Gilson, ex-Twister.


Ontem na Sexta-Jovem, o Gilson, do Twister, uma banda que fez sucesso no Brasil, estava na nossa igreja cantando e contando o testemunho dele. Pra quem não sabe, ele hoje é filho do Rei dos reis. Antes de fazer sucesso, ele orou: "Deus, tá ligado, se você me colocar no topo, vou cantar na igreja." O sucesso veio. Durante dois anos ele estava no topo, era programa da Xuxa, do Gugu, shows, festas, entrevistas, viagens para outros paises, contato com gente famosa, top da mtv...Mas o Gilson esqueceu daquela oracao, e disse q qdo orou pensou em cantar na igreja qdo ele estivesse com seus 50 anos...rsrs Mas nào eram esses os planos de Deus. Usando pessoas pra darem cds evangelicos pra ele, Deus colocou um amor por música evangélica no coração do Gilson. Ele ouvia Oficina G3, Aline Barros, Renascer Praise, e chorava sem entender ao ouvir Cassiane.

Através da música o Espírito Santo foi tocando no coração do Gilson de um modo q ele não entendia. Foi então, que o Senhor colocou uma pessoa especial na vida dele, a Riqueli, que trabalhava como produtora de programa de TV. Ela compartilhou com ele do amor de Jesus, o levou pra igreja e após algum tempo o Gilson aceitou a Jesus como Salvador.

Daí por diante, uma mudança comecou a ser visível no caráter do Gilson. Deus trabalhou nas áreas que eram mais difíceis pra ele, uma delas: his relationship with women. Ele agora tinha no coração vontade de constituir uma família e amar uma só mulher. Com esse pensamento ele se casou com a Riqueli.

Gilson se envolveu com o grupo de louvor da sua igreja, mas continuava cantando com o Twister. Ele tinha contrato com a gravadora Abril, e teria q pagar 1 milhao de reais, caso quebrasse. Comecou entaum uma campanha com sua esposa pra q o Senhor abrisse as portas pra q ele pudesse se dedicar a obra por completo. E em pouco tempo as oracoes foram ouvidas. A gravadora abriu falencia. O empresario rasgou contrato tb. E o Twister se separou.

Sem seu ganha pão, Gilson foi morar com seu sogro e enfrentou lutas na vida financeira. Mas durante dois anos ele se dedicou a ler a Palavra, louvar ao Senhor e crescer na fé enqto a vida profissional naum engatava.
Mas o Senhor estava preparando o Gilson. Hj ele mora com sua esposa e filhos e está batalhando pela casa própria. Lançou seu primeiro cd de adoração ao Senhor e pela primeira vez veio para o exterior pra falar da mudança que Deus fez na vida dele. Que benção!!!

O que eu posso dizer...o Gilson é prova de que o Espírito Santo transforma mesmo, e tb de que oração e joelho no chão fazem milagres acontecerem (né Riqueli?). Antes um cara q cantava músicas q faziam alusão ao sexo, drogas, e sacanagem, que só pensava em festa, mulher, que não tinha valores Bíblicos at all. Hj é servo de Deus, conhecedor da Palavra, louva ao Senhor de coração, tem muuuiiiitttooo talento, é super doce, e bonitão ainda! rs Foi benção poder conhecê-lo! Quero um assim! rsrs